Metal contra o mau cheiro: afinal, sabonete de inox realmente funciona

12/11/2020


adrão/UOL

Rodrigo Lara

Colaboração para Tilt

11/11/2020 04h00Atualizada em 11/11/2020 17h54

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ஜ۩۞۩ஜ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
▓▓▓▓▓▒▒▒░░░ DESCRIÇÃO DO VÍDEO ░░░▒▒▒▓▓▓▓▓▓
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ஜ۩۞۩ஜ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Sem tempo, irmão

  • "Sabonetes" de aço inoxidável são eficazes em tirar odores fortes
  • A causa disso está no cromo presente na liga metálica
  • Em contato com oxigênio, o cromo cria película que atrai compostos sulfurados
  • Eles são responsáveis pelo odor da cebola, do alho e de frutos do mar

O que você faz quando quer tirar um cheiro ruim das mãos? Nesta situação, a opção mais comum é usarmos a velha e conhecida mistura de água e sabão. O problema é que, em muitos casos, a tática apenas mascara o odor com o perfume do sabonete e o resultado é que o cheiro acaba persistindo por muito tempo depois.

Por mais absurdo que pareça, os "sabonetes" de aço inoxidável à venda no mercado são mais eficientes do que sabonetes comuns na hora de tirar odores das mãos, e a explicação para isso está na sua composição.

Rodrigo Magnabosco, professor do Departamento de Engenharia de Materiais da FEI, explica que aço inoxidável — popularmente conhecido como inox —, assim como todo o aço, é uma liga de ferro. A diferença é que ele contém, no mínimo, 12% em massa de cromo na sua composição. "É esta presença de cromo que garante a resistência à corrosão", diz. Isso acontece porque o cromo reage em contato com o oxigênio do ar e forma uma película que é invisível ao olho humano, que evita que o oxigênio do ar oxide o ferro presente no aço. Essa película formada pela reação do cromo com o oxigênio atrai substâncias que têm enxofre, responsáveis pelo odor da cebola, do alho e de frutos do mar.

Lindo, brilhante e muito útil! Material mais fluorescente do mundo é c

16/09/2020

Mirthyani Bezerra Colaboração para Tilt 16/09/2020

Cientistas criaram em laboratório o material mais brilhoso que se tem notícia. São as Smiles, ou Redes de Isolamento Iônico de Pequenas Moléculas, da sigla em inglês. Além de serem lindas aos nossos olhos, podem trazer uma série de ganhos para tecnologias que usam ou lidam com propriedades óticas, como energia solar, exames de imagens e lasers.

"Eu penso nas Smiles como uma luz de uma lâmpada, mas em vez de ser ligada pela eletricidade, elas são ligadas pela luz. Elas agrupam muitos corantes dentro de um material que consegue absorver muita luz e então a irradia sem muita perda", explicou Amar Flood, professor de química da Universidade de Indiana (EUA) e coautor do estudo, em entrevista à "Futurity". O resultado publicado na revista Chem.

Gás encontrado na atmosfera de Vênus pode indicar vida extraterrestre

14/09/2020

Fosfina é produzida na atmosfera terrestre por micróbios anaeróbicos (que não precisam de oxigênio) ou pela atividade industrial. Origem em Vênus é desconhecida, dizem pesquisadores.

Planeta Vênus   — Foto: NASA / JPL-Caltech Planeta Vênus — Foto: NASA / JPL-Caltech

Um grupo internacional de cientistas publicou nesta segunda-feira (14), na revista científica “Nature”, um artigo que aponta a descoberta do gás fosfina na atmosfera de Vênus. A fosfina é um gás que existe também na Terra. A descoberta sugere que o planeta pode hospedar vida microbiana.

“Isso pode apontar para a presença de vida nas nuvens do planeta”, informou a líder do estudo, Jane Greaves, professora da Universidade de Cardiff, no Reino Unido.

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Roberto Mazzei

Cafeína. Endorfina, Naftalina, Maré Alcalina e Rivotrilha

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

01.

Alex Mali

Faided

02.

Malia

SweetWater

03.

Yuna Feat Usher

Crush

04.

RIMON

Suggar Coated Love

05.

wulf

keep inside

Anunciantes