Lindo, brilhante e muito útil! Material mais fluorescente do mundo é c

16/09/2020

Mirthyani Bezerra Colaboração para Tilt 16/09/2020

Cientistas criaram em laboratório o material mais brilhoso que se tem notícia. São as Smiles, ou Redes de Isolamento Iônico de Pequenas Moléculas, da sigla em inglês. Além de serem lindas aos nossos olhos, podem trazer uma série de ganhos para tecnologias que usam ou lidam com propriedades óticas, como energia solar, exames de imagens e lasers.

"Eu penso nas Smiles como uma luz de uma lâmpada, mas em vez de ser ligada pela eletricidade, elas são ligadas pela luz. Elas agrupam muitos corantes dentro de um material que consegue absorver muita luz e então a irradia sem muita perda", explicou Amar Flood, professor de química da Universidade de Indiana (EUA) e coautor do estudo, em entrevista à "Futurity". O resultado publicado na revista Chem.

Gás encontrado na atmosfera de Vênus pode indicar vida extraterrestre

14/09/2020

Fosfina é produzida na atmosfera terrestre por micróbios anaeróbicos (que não precisam de oxigênio) ou pela atividade industrial. Origem em Vênus é desconhecida, dizem pesquisadores.

Planeta Vênus   — Foto: NASA / JPL-Caltech Planeta Vênus — Foto: NASA / JPL-Caltech

Um grupo internacional de cientistas publicou nesta segunda-feira (14), na revista científica “Nature”, um artigo que aponta a descoberta do gás fosfina na atmosfera de Vênus. A fosfina é um gás que existe também na Terra. A descoberta sugere que o planeta pode hospedar vida microbiana.

“Isso pode apontar para a presença de vida nas nuvens do planeta”, informou a líder do estudo, Jane Greaves, professora da Universidade de Cardiff, no Reino Unido.

Grafite pode ser usado no diagnóstico de cêncer

07/09/2020

Getty Images

Não é só material escolar! Grafite pode ser usado no diagnóstico de câncer.

06/09/2020 04h00

Grafite de lápis escolar poderá ser, no futuro, um importante aliado no diagnóstico precoce de câncer de mama, considerado crucial para o sucesso do tratamento. Pesquisadores do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), em Campinas (SP), desenvolveram um dispositivo que usa o material em um novo tipo de exame, mais barato, prático e rápido —ele fica pronto em menos de 15 minutos.

O projeto ainda está em fase inicial, mas um estudo publicado na American Chemical Society já traz resultados considerados promissores pelos pesquisadores.

- Veja mais em https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/...

Carina Brito

Colaboração para Tilt

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Roberto Mazzei

Cafeína. Endorfina, Naftalina, Maré Alcalina e Rivotrilha

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

01.

Alex Mali

Faided

02.

Malia

SweetWater

03.

Yuna Feat Usher

Crush

04.

RIMON

Suggar Coated Love

05.

wulf

keep inside

Anunciantes